Início / Ganhar dinheiro na internet / O que é um Sistema de Marketing Multinível

O que é um Sistema de Marketing Multinível

marketing multinível (MMN) conhecido também por marketing de rede,  surgiu por volta de 1941, quando o primeiro plano de comissões para diferentes níveis foi implantado em uma empresa daquela época. Mas somente em 1979, o marketing multinível foi definido como um negócio legítimo, ao contrário de um esquema de pirâmide.

O marketing multinível passou por algumas evoluções até chegar ao que conhecemos hoje. Essas evoluções foram divididas em 5 ondas (períodos) e atualmente estamos na quinta onda.

Como Funciona o Marketing Multinível

O marketing multinível é um modelo comercial de distribuição bens ou serviços em que os ganhos podem vir da venda dos produtos ou recrutamento de novos vendedores. Este sistema em forma de rede é considerado mais eficaz em determinadas situações de mercado. Ele faz parte de um conjunto de canais de vendas, que fazem com que os produtos de um fabricante cheguem aos seus consumidores. Que são o Varejo, Vendas Diretas, Vendas por Catálogo e o Marketing Multinível.

O MMN é geralmente usado por uma empresa que, por necessidades ou estratégia de mercado, vantagens financeiras, administrativas e logísticas, acredita que aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.

O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.

Para os que recomendam novos vendedores, recebem uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento dos indicados. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores se tornam empreendedores independentes, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo os produtos do fabricante original.

Marketing Multinível ou Pirâmide Financeira

pirâmide financeira existe há pelo menos um século e quando o marketing de rede foi desenvolvido, pessoas se aproveitaram para desenvolver também o esquema em pirâmide.

Algumas empresas têm mascarado o esquema em pirâmide utilizando o nome de outros modelos comerciais como o marketing multinível, que é legalizado. Uma pirâmide financeira é um modelo comercial não-sustentável que se mantém através do dinheiro de recrutamento de outras pessoas para o esquema, podendo até ter um produto, mas com valor fora do normal não havendo vendas ou nem sendo consumido, e assim chegando a níveis insustentáveis.

Gráfico comparando o Marketing Multinível e Pirâmide Financeira:

 

Marketing Multinível

 Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing de rede, senão é pirâmide.

No Brasil um dos fatos mais conhecidos é o “Boi Gordo” criado pelo empresário Paulo Roberto de Andrade deixando R$ 2,5 bilhões em dívidas e enganando mais de 30 mil pessoas. E mais recentemente a empresa Telexfree (que surgiu primeiro) entre outras, estão sendo investigadas para descobrir se elas se tratam de empresas de marketing multinível ou pirâmide financeira disfarçada.

Empresas de Marketing Multinível Legítimo

Entre tantas empresas que surgiram recentemente, com um inovador sistema de marketing de rede ou uma pirâmide disfarçada, só nos resta esperar da boa vontade da justiça no Brasil, a decisão.

E eu não podia deixar de citar a empresa Bbom, da qual faço parte, e acredito que seja um sistema de marketing multinível legítimo. Mas hoje em dia ficou muito difícil diferenciar o MMN da Pirâmide, e virou um caso bem complicado, pois não sabemos se é uma nova evolução do Marketing Multinível ou a evolução de um Esquema em Pirâmide. E já rolaram boatos da possibilidade do Marketing Multinível no Brasil ser proibido.

Empresas que Recomendo

Aqui estão duas empresas que com certeza são MMN legítimo, pois facilmente conseguimos diferenciá-las de um esquema de pirâmide e que já existem há um bom tempo no Brasil:

 Fr Promotora

 

Saiba mais sobre a Fr Promotora clicando aqui ou acesse o site www.frpromotora.com

Imagem Folheados

 

Saiba mais sobre a Imagem Folheados clicando aqui ou acesse o site www.imagemfolheados.com.br

E você, o que acha que vai acontecer com o marketing multinível no Brasil? Conhece outra empresa de marketing multinível legítimo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *